O Coletivo

O Coletivo Flores Urbanas é um grupo teatral que hoje a cidade de Santo André.


Um breve histórico...
As atrizes se conheceram em 2008, na Escola Livre de Teatro, onde se formaram na mesma turma, a Formação 12.

No ano de 2009, ainda na Escola Livre de Teatro, tiveram contato com o mestre Alex Tenório, que colocou os aprendizes em contato com o Melodrama, o Realismo e o Absurdo.
O trabalho de Alex Tenório chegou em alguns textos curtos de Tennesse Williams. O Coletivo Flores Urbanas verticalizou o rpocesso cênico no texto Por que você fuma tanto, Lily?.
Por um viés, as aprendizes trabalhavam realismo com Alex Tenório e, por outro, trabalhavam teatro épico com Alexandre Mate. Assim, a pesquisa deste Coletivo foi passar as fronteiras das formas e junta-las, como forma de experienciação.

A cena foi aberta ao público, ainda em processo de criação, em maio de 2009. Logo, em julho de 2009, a primeira parte da cena foi apresentada na Mostra de Processos da Escola Livre de Teatro – 1º semestre 2009.


A primeira parte da cena foi apresentada novamente, em outubro de 2009, no Festival de Cenas Curtas de Paranapiacaba, onde grupos de diferentes cidades (São Paulo e região Metropolitana) se juntaram para troca de processos. Tendo na sonoplastia a participação de Milton Filho.
Em maio de 2010, o Coletivo se apresentou na IV MOSTRA DE CENAS CURTAS FÁBRICA DAS ARTES na cidade de Americana/SP e também na Semana de Integração 2010 da Universidade Federal do ABC - Campus de Santo André
Mais uma vez, em julho de 2010, a cena foi aberta ao público na Mostra de Processos Compartilhados da Escola Livre de Teatro de Santo André. Contando com a participação de Fernando Melo na iluminação e sonoplastia.

Hoje, em sala de ensaio, o Coletivo permanece em pesquisa e verticalização do exercício cênico levantado para aprofundar e aproximar cada vez mais forma e conteúdo, melodrama e épico, realidade e ficção, palco e platéia.